Clicky

Será Que Forno e Microondas Juntos vale a Pena? Análise Aqui

Quando se trata da cozinhar, há muitas maneiras diferentes de se fazer o trabalho. Algumas pessoas preferem usar apenas um forno, outras podem usar apenas um microondas, e ainda outras podem optar por usar ambos.

Em vista disso, pode ser que você esteja se questionando se optar por forno e microondas juntos vale a pena.

Usar um forno multifuncional pode ser uma maneira econômica de cozinhar. Você não precisaria comprar dois aparelhos separados, sendo que é possível usar um que faça o trabalho de ambos.

Com esta opção, você terá mais flexibilidade na cozinha e mais opções para o que você quer cozinhar.

Nós analisamos os melhores fornos multifuncionais do mercado, para ajudá-lo a tomar uma decisão correta sobre qual deles é o melhor para você e sua cozinha, quais os tipos e também as melhores ofertas disponíveis.

Então se você é um cozinheiro iniciante ou um profissional experiente, veja a seguir tudo sobre fornos multifuncionais: os modelos disponíveis, qual a vantagem de ter um, se vale a pena, e qual é a melhor marca para você.

Quais as diferenças entre micro-ondas e forno elétrico

cozinha microondas forno

Se você deseja saber quais são as diferenças entre o forno de microondas e o forno elétrico, e descobrir se um é melhor do que o outro, trazemos para você estas informações e dicas essenciais.

Veja a seguir as diferenças entre microondas e fornos elétricos, e também qual deles pode ser melhor para você e suas necessidades culinárias.

Como funciona o micro-ondas

O forno de microondas cozinha os alimentos aquecendo-os com micro ondas, que são uma forma de radiação eletromagnética. Elas são produzidas por um dispositivo eletrônico chamado magnetron.

Quando as micro ondas são usadas em um forno, elas provocam a vibração das moléculas de água. Isto produz calor que cozinha a comida.

Vantagens e desvantagens do micro-ondas

Os fornos micro ondas têm uma variedade de vantagens em relação aos fornos tradicionais.

Em primeiro lugar, eles são mais rápidos. Um micro ondas pode cozinhar a comida em uma fração do tempo que levaria um forno.

Em segundo lugar, são mais eficientes em termos energéticos para aquecer algo rapidamente. Nesses casos, usam menos eletricidade do que um forno, então podem economizar dinheiro na sua conta de eletricidade.

Em terceiro lugar, eles são versáteis. Podem ser usados no preparo de diferentes refeições, e de muitas maneiras diferentes.

Porém, os fornos microondas também têm algumas desvantagens.

Em primeiro lugar, eles não são tão eficientes para cozinhar grandes quantidades de comida quanto um forno é.

Em segundo lugar, às vezes podem fazer com que os alimentos fiquem cozidos demais ou queimados.

Como funciona o forno elétrico

Um forno elétrico funciona aquecendo a comida com eletricidade. A eletricidade flui através de resistências de metal que estão dentro do forno.

A maioria dos fornos elétricos tem duas resistências metálicas. Uma está na parte superior do forno e a outra está na parte inferior.

As resistências metálicas ficam muito quentes, e este calor é então usado para cozinhar.

Vantagens e desvantagens forno elétrico

Os fornos elétricos têm uma variedade de vantagens, veja abaixo:

Antes de mais nada, eles são mais eficientes em termos energéticos. Em geral eles usam menos eletricidade do que um forno micro ondas usaria para cozinhar um prato.

Em segundo lugar, eles são mais confiáveis e normalmente duram mais do que um forno tradicional.

Em terceiro lugar, eles cozinham as refeições de forma mais uniforme. O calor é distribuído mais uniformemente por todo o forno, portanto, é menos provável que você tenha pontos quentes e frios na sua comida.

Entretanto, os fornos elétricos também têm algumas desvantagens.

Em primeiro lugar, eles podem ocupar mais espaço em sua cozinha, dependendo do tamanho que você escolher.

Em segundo lugar, eles podem levar mais tempo para aquecer alguns tipos de alimento.

Veja também: melhor forno elétrico 60 litros

Micro-ondas ou forno elétrico: qual escolher?

mulher pensando cozinha

Quando se trata de escolher entre um forno de microondas e um forno elétrico, há algumas coisas a serem consideradas. Ambos têm seus prós e contras, então depende do que você precisa.

Se você precisa de um forno que seja mais eficiente energeticamente e cozinhe de forma mais uniforme, então um forno elétrico é a melhor escolha.

Entretanto, se você precisa de um forno mais rápido que possa cozinhar quantidades menores de comida, então um forno de microondas é a melhor escolha.

Existe forno e microondas juntos?

Sim, existem modelos de forno microondas e elétrico juntos! Esta combinação não só economiza um espaço valioso no balcão de sua cozinha, mas também permite que você cozinhe ou reaqueça o alimento muito mais rápido do que você poderia fazer apenas com um forno.

Portanto, se você está procurando um novo forno e está considerando um modelo multifuncional, continue lendo para entender melhor sobre esse eletrodoméstico, e conferir nossas análises dos produtos disponíveis.

Como funciona forno e microondas juntos

Um forno multifuncional tem diferentes modos de cozimento, tais como assar e grelhar. Ele também tem um modo de micro ondas.

Quando você estiver usando o forno multifuncional, você pode usar o modo de micro ondas para cozinhar coisas ou aquecer sobras.

Neste aparelho, que é basicamente um microondas com forno junto, o modo microondas irá cozinhar os alimentos mais rapidamente porque usa ondas de alta potência.

Os outros modos funcionam usando o calor para cozinhar os alimentos. O calor vem do fundo ou da parte superior do forno, dependendo do modelo. Alguns modelos têm um ventilador que faz circular o ar quente.

O que é um forno multifuncional

homem cozinhando forno multifuncional

Um forno multifuncional é um aparelho que pode fazer o trabalho de dois produtos – um forno e um micro ondas.

Eles vêm em tamanhos diferentes e têm preços e características diferentes, mas a maioria inclui uma grelha embutida, um ventilador de convecção e a função de vapor.

Ter um forno elétrico com microondas juntos pode ser realmente conveniente se você não tiver muito espaço, porque você pode usar um aparelho para fazer o trabalho de dois.

Forno multifuncional é bom?

Um forno elétrico multifuncional é uma ótima opção para quem quer ter um equipamento com múltiplas funções.

Isto permite o preparo de uma variedade de alimentos (como pizza, frango, bolos, etc) com muita facilidade.

Os fornos multifuncionais também são mais eficientes em termos energéticos do que os fornos tradicionais, assim eles podem economizar dinheiro na sua conta de eletricidade.

Vale a pena investir em um forno multifuncional?

Sim, vale a pena investir em um forno multifuncional com micro ondas. Eles são uma ótima opção para as pessoas que querem a conveniência de ter um forno e um micro ondas em um único aparelho.

Eles podem ser um pouco mais caros do que comprar um forno e micro ondas separadamente, devido ao preço mais elevado por ser um equipamento multifuncional.

Mas, se você considerar a economia de energia, a praticidade de uso no dia a dia, e a conveniência de ter ambos os aparelhos em um só, definitivamente vale a pena o investimento!

Qual o melhor forno multifuncional?

Os melhores fornos multifuncionais são os que possuem múltiplos modos de cozimento, como assar e grelhar, e também descongelamento.

Eles também devem ter um modo de micro ondas para que você possa cozinhar ou reaquecer os alimentos rapidamente.

Alguns dos melhores modelos à venda também incluem uma grelha embutida, ventilador de convecção e função de vapor.

Ao escolher um forno multifuncional, certifique-se de considerar o tamanho e as características que são importantes para você, como por exemplo:

  • Se precisa ser forno multifuncional embutir ou de bancada;

  • Qual o mínimo e máximo de temperatura desejada;

  • Opções de cozimento e de preparo;

  • Tipo de painel (botão físico ou touch);

  • Modelos disponíveis na voltagem da tomada da sua casa.

Veja também: Qual o melhor forno elétrico?

Os melhores modelos de fornos multifuncionais de 2024

  1. Forno Multifuncional Brastemp Gourmand 31 Litros BMR31AS (Melhor forno de bancada)

  2. Forno Multifuncional Electrolux 47 Litros – ME4EP (Melhor forno de embutir)

1. Forno Multifuncional Brastemp Gourmand 31 Litros – BMR31AS

Melhor forno de bancada
Forno Brastemp Gourmand

Este modelo de forno multifuncional da marca Brastemp é perfeito para o preparo de todos os tipos de receitas, graças à sua capacidade de 31 litros e funções versáteis.

Com mais de 10 funções especiais, incluindo Crisp, Vapor, Menu de Receitas e Favoritos, o microondas e forno juntos brastemp pode manusear qualquer prato que você jogue nele.

Além disso, o design elegante deste modelo com certeza complementa a decoração da cozinha de qualquer casa, sendo um produto adequado para qualquer espaço.

Quer você esteja reaquecendo sobras ou cozinhando uma refeição gourmet do zero, o forno elétrico e microondas juntos Brastemp Gourmand de capacidade 31 litros está à altura da tarefa, sendo um produto com ótimo preço.

PRÓS

CONTRAS

2. Forno Multifuncional Electrolux 47 Litros – ME4EP

Melhor forno de embutir
Forno Electrolux ME4EP

O Electrolux ME4EP tem um excelente tamanho, sendo sua capacidade de 47 Litros. É um modelo de forno multifuncional top de linha que oferece uma variedade de funções de cozimento para dar a você os melhores resultados em seus pratos.

Este produto tem todas as características e funções que você precisaria para o preparo de deliciosas refeições e lanches, inclusive controle de temperatura digital, para ter precisão em suas receitas.

O modelo ME4EP possui função de convecção de ar, microondas e grill, assim como receitas pré-programadas que você pode usar para começar. As inúmeras funcionalidades justificam o preço deste excelente produto.

O forno multifuncional da marca Electrolux tem um interior esmaltado que é fácil de limpar, e também tem a vantagem de possuir a tecnologia Total Space, que permite aquecer alimentos e bebidas, sem prato giratório.

PRÓS

CONTRAS

Conclusão

Saber se vale a pena comprar um forno e um micro ondas juntos realmente depende de suas necessidades específicas de uso, e do que você está procurando em um aparelho de cozinha para a sua casa (como a capacidade e demais características).

Se você quer o melhor dos dois mundos e está disposto a pagar um preço um pouco mais por conveniência, então conseguir um forno multifuncional com micro ondas é definitivamente o caminho a seguir.

A vantagem é que você terá uma solução única e conveniente para todas as suas necessidades culinárias.

Apenas certifique-se de considerar suas necessidades e preferências específicas antes de fazer uma compra.

Esperamos que as dicas, tipos e opções de eletrodomésticos que fornecemos lhe ajudem a decidir sobre qual a melhor escolha no seu caso.

Perguntas frequentes

O que gasta mais energia microondas ou forno elétrico?

O forno elétrico definitivamente consome mais energia do que o microondas.

Em geral o micro ondas gasta menos energia, principalmente quando você precisa apenas reaquecer um alimento. Um forno levaria mais tempo para realizar essa mesma função, e por consequência, gastaria mais.

Porém é preciso avaliar que eles funcionam e aquecem de formas distintas, dando assim um resultado final diferente ao alimento.

Por fim, o gasto de energia de cada um depende da frequência de uso, bem como da capacidade e temperatura escolhida.

Qual a melhor escolha entre forno elétrico e microondas?

Esta é uma pergunta que muita gente faz quando têm que comprar novos eletrodomésticos para sua casa.

O forno é um dos aparelhos mais importantes na cozinha. Ele é usado para cozinhar alimentos e também para aquecer alimentos.

O micro ondas também é um aparelho importante na cozinha. Ele é usado para descongelamento, para reaquecer os alimentos e para cozinhar alimentos com praticidade.

Então, qual você deve escolher? A resposta é que isso depende de suas necessidades. Se você precisa de um modelo que possa fazer as duas coisas, então você deve comprar um forno com micro ondas juntos.

Entretanto, se você só precisa de um aparelho para um propósito, então você deve comprar ou um forno elétrico ou um microondas.

Veja também: Forno elétrico qual o melhor tamanho?

Dá para esquentar comida no forno elétrico?

Sim, você pode aquecer os alimentos em um forno elétrico. Fornos elétricos são melhores do que microondas para se obter um cozimento de maneira uniforme. Entretanto, as microondas são melhores para aquecer os alimentos rapidamente.

Tem como fazer pipoca de microondas no forno elétrico?

pipoca vasilha

Não, você não pode fazer pipocas de microondas em um forno elétrico comum. Elas são projetadas especificamente para serem feitas em um forno de microondas.

O forno elétrico não vai cozinhar uniformemente e não vai produzir os mesmos resultados.

Porém, há uma maneira de fazer no forno elétrico. Entretanto, é importante notar que este preparo só funcionará se o forno tiver um recurso de microondas embutido.

Pode colocar prato de vidro dentro do microondas?

Sim, você pode colocar um prato de vidro dentro do micro ondas. Há algumas coisas para se ter em mente, no entanto.

Primeiro: veja se o material do prato é seguro para ser usado no micro ondas. Se não for, ele pode quebrar e causar danos ao seu micro ondas.

Segundo: o vidro retém bem o calor, então tenha cuidado ao removê-lo do micro ondas. Use luvas ou toalhas para proteger suas mãos da alta temperatura.

Pode colocar marmitex de alumínio no forno microondas?

Você não deve colocar marmitex de alumínio no forno de micro ondas. O alumínio pode aquecer e causar um incêndio.

Veja a seguir quais materiais podem ser colocados no micro ondas:

  • Recipientes de vidro: O vidro é um material seguro para ser usado.

  • Recipientes de plástico: O plástico é geralmente seguro, mas evite colocar qualquer tipo de plástico com um revestimento metálico no forno. Alguns plásticos derreterão quando inseridos no micro-ondas.

  • Pratos pirex: Os pratos pyrex são feitos de vidro e são seguros.

  • Produtos de papel: Pratos e copos de papel são seguros.

Na dúvida, veja e siga as instruções do fabricante para o uso de qualquer produto específico.

Pode colocar papel toalha no microondas?

Sim, você pode colocar toalhas de papel no micro ondas, porém somente por um curto período de tempo, para evitar qualquer problema.

Veja se o papel toalha não é muito grosso, pois ele pode pegar fogo no micro ondas.

O que não pode ser colocado no microondas?

Alguns materiais não podem ir para o micro ondas porque podem causar um incêndio. Isto inclui coisas como papel de cera, papel de plástico e isopor.

Outros materiais que não devem ser micro-ondas incluem folha de alumínio, panelas e frigideiras antiaderentes e qualquer coisa com metal dentro.

Caso você não tenha certeza se algo é seguro no micro ondas, por segurança é sempre melhor evitar problemas e não colocar no micro ondas. Afinal de contas, é melhor ser seguro do que arrependido!

Sempre veja no manual do aparelho as instruções de uso, para saber que tipo de material pode, e que tipo não pode ser colocado no micro ondas.

 

Compartilhe
Imagem padrão
Escrito Por: Equipe Guia dos Fornos

Guia dos Fornos é o único site do Brasil 100% focado em análise sobre todos os tipos de fornos. Nossa equipe de especialistas faz uma análise criteriosa para ajudar você a escolher o melhor para suas necessidades. Com nossa ajuda, você poderá tomar uma decisão certeira e tirar o máximo proveito do seu forno

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deslize a seta azul para o lado *