Clicky

Forno Elétrico Melhor Custo Benefício: 7 Top Opções em 2024

Inegavelmente, para quem vive na correria do mundo moderno, ter um forno elétrico em casa é essencial. A praticidade, os inúmeros recursos e os tipos disponíveis, tornam este um dos mais versáteis e necessários aparelhos na cozinha atual.

Sem contar que o forno elétrico melhor custo benefício é um eletrodoméstico econômico, com preço acessível, com boas funções e você não gasta com conta de gás. E ainda, as tecnologias recentes ajudam a reduzir o consumo elétrico.

Nesse sentido, existem diversos modelos e recursos disponíveis no mercado. Por exemplo, forno elétrico de embutir, forno elétrico de mesa, com isolamento térmico, pré aquecimento, autolimpante e tantos outros.

Então, para ajudar você na busca pelo forno ideal, preparamos um guia completo com os melhores fornos elétricos custo benefício do mercado e as principais avaliações.

Igualmente, listamos todas as vantagens e modelos para facilitar a sua vida. Você não pode perder!

Como os fornos elétricos foram analisados

Jovem observando receita feita no seu forno elétrico

Antes de tudo, para saber qual modelo comprar, é importante estudar as principais características de cada eletrodoméstico.

Por isso, analisamos os melhores fornos elétricos custo benefício de 2024 em um único artigo para você se preocupar apenas com a compra.

Dentre os principais pontos dos modelos abaixo, exploramos características que são fundamentais na hora da escolha. Vejamos:

  • Em primeiro lugar, quantidade de funções;

  • Em seguida, tipos de cozimento e visão da comida;

  • Tamanho e volume;

  • Consumo de energia;

  • Cor e design moderno e,

  • Presença e tipos de temporizador.

    Pizza preparada nos melhores fornos elétricos 2022

Analisamos os modelos de maneira imparcial, com base nas características e diferenciais em relação ao preço. Ou seja, os eletrodomésticos com o melhor custo benefício do mercado. Confira as dicas a seguir!

Os 7 Melhores fornos elétricos custo benefício de 2024

Forno embutido preto

A seguir, os melhores fornos elétricos custo benefício de 2024, elencados de acordo com as vantagens e os pontos negativos que possam ter. Assim, cada um dos fornos dessa seleção estão adaptados às suas diferentes necessidades. Continue lendo e conheça tudo sobre os modelos.

E, não se esqueça: o melhor forno elétrico não significa o mais barato, mas aquele que tem a melhor relação de recursos em comparação ao preço. Veja abaixo!

1. Forno elétrico de bancada 20 litros Airfry 5 em 1 FOR2 – Arno

Função AirFry

Em primeiro lugar, o melhor forno elétrico foi pensado para a bancada da sua cozinha. Produto com qualidade Arno, ou seja, selo de garantia de uma das empresas mais consagradas no nicho de equipamentos para o lar.

Com 5 funções primordiais, o Airfry 5 em 1 assa, mas também frita, grelha, tosta, além de aquecer os alimentos.

A função Airfry realiza frituras sem óleo, sequinhas, crocantes e também mais saudáveis, o que representa cuidado com você e sua família.

Ainda mais, o forno tem capacidade de 20 L, ou seja, consegue assar uma pizza ou até um frango, inteiros, de uma única vez. Contudo, é um produto surpreendentemente compacto, que pesa apenas 7,6 Kg e cabe em qualquer cantinho da sua cozinha.

Além disso, o forno possui controle de níveis de altura que adapta o espaço interno do produto ao preparo dos diversos alimentos. Portanto, se adapta muito bem a todos os tipos de necessidades, seja pessoas solteiras ou famílias maiores.

Por fim, possui temperatura ajustável até 230º C, bem como temporizador até 60 minutos, com desligamento automático e luz indicadora de que o forno está sendo utilizado.

Visão frontal da bandeja de alimentos do forno de bancada Arno

PRÓS

CONTRAS

2. Forno elétrico de embutir 50 litros Efficient OE4EH- Electrolux

PerfectCook360

Em segundo lugar nas opções, o melhor forno de embutir: o Electrolux OE4EH. Além da capacidade elevada (50 L) e grande espaço, o principal diferencial deste eletrodoméstico é a tecnologia PerfectCook360. O uso que combina outras duas tecnologias avançadas: a Cavidade Selada e a Convecção.

A Cavidade Selada corresponde a tecnologia de um design moderno, com cantos arredondados, que facilita o isolamento térmico no interior do modelo. E, assim, não há dispersão do calor interno e toda a temperatura se mantém dentro do forno.

Já a tecnologia de convecção assa os alimentos todos por igual e ocorre graças a um ventilador interno que circula o ar quente de forma uniforme. Desse modo, você cozinha suas receitas até 50% mais rápido e de forma homogênea, promovendo resultados deliciosos para suas receitas.

E, para completar, o OE3EH ainda tem a opção gratinar, para dar aquele dourado crocante e finalizar os pratos com chave de ouro.

Alta potência, timer digital, vidro removível, que facilita a limpeza e excelentes avaliações encerram a lista de principais funções deste produto.

Circulação do ar na tecnologia de Convecção

PRÓS

CONTRAS

3. Forno elétrico de embutir 84 litros BOC84AE – Brastemp

Grande capacidade

Em seguida, o melhor forno elétrico Brastemp: forno de embutir BOC84AE. Com 84 L de capacidade, 7 funções principais e 7 níveis de altura é o forno ideal para uma grande família. Além de 2 prateleiras e 1860 W de potência.

Opção esteticamente muito bonita, o forno elétrico de embutir é uma escolha inteligente que não ocupa espaço em bancada ou em cima da mesa. Sem contar que facilita o preparo das receitas porque fica na altura dos olhos e não machuca a coluna.

Ainda mais, possui sistema de convecção, que assa até 2 pratos por igual, função Grill e 7 funções de assamento diferentes. Tudo para você obter o melhor do preparo dos alimentos e fazer as receitas preferidas de quem você ama.

PRÓS

CONTRAS

Em quarto lugar, o forno elétrico MFB35G é o mais novo lançamento de forno para bancada e mesa da Mueller. Com capacidade de 35L, e excelente preço, é compacto e ideal para cozinhas menores.

Dentre as opções do eletrodoméstico, duas chamam mais a atenção. A função Turbo acelera o preparo dos alimentos e a função Fryer frita sem óleo e deixa as receitas mais crocantes e saudáveis.

Além disso, o forno elétrico de mesa da Mueller também descongela, aquece, assa, doura e gratina.

Ademais, foi fabricado com a tecnologia Total Clean, que pinta o interior do produto com esmalte liso, o que facilita a limpeza.

Igualmente, o forno chega a temperaturas de até 250 ºC, tem potência total de 1800 W e janela de exaustão. Bem como possui timer analógico de até 120 minutos e bandeja com 5 níveis de altura.

Visão frontal e lateral do forno elétrico MFB35G Mueller

PRÓS

CONTRAS

5. Forno elétrico de bancada 50 litros Bfe50p – Britânia

Função manter ligado

A nossa pesquisa aponta, em quinto lugar, o forno BFE50P da Britânia. Produto resistente, fabricado com materiais de alta qualidade, tem timer de 120 minutos com desligamento automático. Possui também a função “manter ligado” para pratos de cozimento prolongado.

Um dos modelos mais compactos e leves, com apenas 6 Kg, ideal para bancada e mesa. Os fornos elétricos da Britânia têm, de maneira geral, excelentes avaliações dos usuários e este não é diferente.

Com função dourar para garantir a crocância e aparência apetitosa, possui 2 resistências e 50 L de capacidade. E, controle individual de temperatura, que distribui melhor o calor.

Além disso, tem controle de temperatura que varia de 90º C até 230º C, grelha interna removível e funções assar, aquecer, tostar e gratinar.

Visão do espaço interno do produto

PRÓS

CONTRAS

Você também pode gostar: Melhor forno elétrico 60 litros

O sexto modelo da seleção é o forno elétrico de embutir Fischer, além de prático e funcional, também é uma das mais bonitas opções da categoria.

Todo em aço inox escovado, vem na configuração forno de embutir e timer até 120 minutos com aviso sonoro.

Além disso, tem controle automático de temperaturas até 320 ºC, isolamento térmico total, lâmpada interna e porta com vidro temperado e duplo. E, pra completar a lista, o Fischer fit line também possui bandeja para resíduos esmaltada.

Tem grade cromada removível, sistema de economia de energia e 1700 W de potência. De fato, um forno elétrico de dar inveja!

Visão do painel e menu do Fischer fit line

O sistema de economia de energia, por exemplo, gasta apenas 0,60 kWh para cocção de um bolo inglês, o que reduz a sua conta de eletricidade. Ah, o modelo do Fischer fit line é autolimpante.

Ademais, vem com dourador específico para gratinar as receitas, tem capacidade máxima de 44 L, 17,6 Kg. E é certificado pelo INMETRO!

PRÓS

CONTRAS

7. Forno elétrico de bancada 44 litros Gourmet – Fischer

Temperatura de 50ºC a 320ºC

O último modelo da busca de fornos elétricos, porém não menos importante, é o Fischer Gourmet com design simplificado na cor branca.

Como o próprio nome diz, foi projetado para ficar sobre bancada e mesa, ao invés de forno de embutir e tem capacidade de 44 L. Potência de 1775 W, 2 tipos de resistência para dourar os alimentos.

Igualmente, apresenta controle automático de temperatura, até 320 ºC e a resistência inferior é acionada pelo termostato do produto.

Além disso, possui timer de até 120 minutos, luz interna, luz piloto, grade cromada e removível com duas alturas, bem como corpo interno autolimpante.

PRÓS

CONTRAS

Como escolher o melhor forno custo benefício para você

Casal escolhendo o forno elétrico perfeito

Antes de mais nada, para escolher o forno elétrico melhor custo benefício você precisa de uma boa pesquisa e entender a dinâmica da sua residência.

Isso significa dizer que não existe o forno perfeito. Existe, sim, o forno elétrico ideal para as suas necessidades!

Nesse sentido, compreender o seu estilo de cozinhar, o espaço disponível na cozinha, o design do seu cômodo, assim como o tamanho da sua família é fundamental. E, claro, o orçamento para a compra de eletrodomésticos.

Então, aqui vão algumas dicas para escolher a opção que mais se encaixa com o seu perfil de uso e compra. Dá só uma olhada!

Como escolher um forno elétrico

Jovem escolhendo o melhor forno

Para escolher um forno elétrico ou a gás, você precisa fazer uma combinação de critérios que envolvem: preparo de alimentos, hábitos de utilização, planejamento de espaço e, claro, a relação entre os recursos do produto e o preço, ou seja, qual tem o melhor custo benefício. Além de, sem dúvida, a quantidade de pessoas que vão usar o equipamento.

Certamente, você irá encontrar pontos positivos e negativos na busca, que vão ajudá-lo a limitar suas opções. Além disso, avalie o tempo de garantia, as certificações do INMETRO e, após a compra, sempre leia o manual de instruções e configure o menu de acordo.

Ademais, importante também conhecer as principais características técnicas do produto, para não levar gato por lebre.

Por isso, preparamos esse guia com todos os detalhes técnicos com o intuito de transformar você em um comprador experiente. Leia com atenção esta parte do artigo!

Capacidade

Capacidade interna dos fornos elétricos

Capacidade nada mais é do que o espaço interno do forno. E, por isso, uma das características técnicas mais procuradas pelos usuários, visto que está diretamente relacionada aos hábitos de uso.

Atualmente, a maioria dos fornos elétricos caseiros variam a capacidade de 20 a 90 L. Nesse sentido, os de menor capacidade são ideais para solteiros e usuários esporádicos da cozinha.

Já os fornos de maior capacidade são adequados para grandes famílias, microempresas e usuários frequentes da cozinha.

Consumo de energia elétrica

Economia na conta de luz

Um dos benefícios de comprar um forno elétrico é, sem dúvida, a economia na conta de luz. Isso porque, a maior parte das marcas, atualmente, têm optado por tecnologias que economizam no consumo energético.

Inclusive o forno elétrico é um investimento mais interessante do que forno a gás. Principalmente, porque o valor do gás natural tem aumentado em diversas cidades brasileiras, em 2024, e dependendo do uso, 1 botijão pode não comportar sequer 1 semana de uso.

Nesse sentido, o consumo de eletricidade do forno elétrico tem base em dois critérios principais. São eles:

  • Presença ou não de isolamento térmico: característica principal para a redução da conta de luz. O isolamento, como lã de rocha ou manta térmica, por exemplo, retém o calor interno e tem uma economia de até 25 % a menos do que um forno com isolamento fraco. 

  • Em segundo lugar, levar em conta a potência do modelo. Porque o isolamento das temperaturas do forno mantém o calor dentro e, por conseguinte, diminui o trabalho do forno. Contudo, é a potência que vai determinar matematicamente o consumo real.

Assim, é possível analisar as versões para o melhor forno elétrico e comparar com os gastos de um forno a gás. E, o mais importante: economizar na conta.

Potência

Por definição, potência elétrica pode ser entendida como o trabalho que a corrente elétrica desenvolve durante um determinado período de tempo. Isto é, a conversão de energia elétrica propriamente dita, naquela que fará o equipamento funcionar de fato.

Por exemplo, quanto mais elevada a potência de um chuveiro, mais calor ele é capaz de gerar para aquecer a água. Igualmente o forno, quanto maior a potência, maiores as temperaturas que será capaz de atingir. Nesse sentido, quanto maior a potência, maior o consumo.

Então, a potência é uma das maneiras mais eficazes de medir o consumo elétrico de um forno e fundamental na hora de optar por um modelo. Você deve escolher o produto cuja potência se adeque ao preparo das suas receitas, nem mais nem menos, para evitar o desperdício.

Funcionalidades

Funcionalidades de um forno elétrico

 Atualmente, as principais funcionalidades de um forno elétrico não se resumem a assar. De fato, a tecnologia dos aparelhos modernos são diversas. Mesmo os de menor capacidade, possuem funções, como:

  • Grelhar (função Grill): promove a temperatura ideal para formar aquela crosta crocante e dourada das receitas que tanto amamos. Alguns modelos mais avançados, ainda possuem recurso dourar, gratinar, rotisserie, que fazem parte da categoria Grill.

    Frango assado crocante com batatas feito no forno elétrico
  • Autolimpante: difícil encontrar o cozinheiro que não se importe com a limpeza dos aparelhos. Por isso, decerto que o melhor forno elétrico precisa incluir a opção de autolimpeza.

  • AirFryer: alguns dos modelos mais novos contam com essa opção mais saudável, que frita sem óleo e mantém o sabor.

Portanto, o forno, hoje, é uma opção com múltiplas utilizações. Além de ser muito mais seguro e econômico que um forno a gás.

Visão da comida

Visibilidade da comida através da porta com vidro temperado

Praticamente, todos os fornos elétricos modernos possuem porta com vidro que permite a visualização interna dos pratos. Além de luz interna que tem o mesmo propósito. 

Ademais, a quantidade de prateleiras também tem duplo propósito. Ou seja, ao mesmo tempo que permitem a cocção de mais pratos, também melhoram a visibilidade do alimento dentro do forno.

Temporizador

O temporizador, com toda a certeza, não é apenas um recurso estético. O timer assegura que o uso do forno seja estritamente necessário.

Existe o timer com desligamento automático, por exemplo, que, como o nome diz,  é um recurso em que você programa o tempo de cocção. Além dele, já existe opção “manter ligado” também, para cozimentos mais prolongados.

Nese sentido, todas essas variedades fabricadas com o interesse principal de promover mais economia na hora da conta.

Os tipos de fornos elétricos: embutir e bancada

Mulher aumenta temperatura

Certamente que, para definir o melhor forno elétrico para sua cozinha, você precisa ter em mãos algumas informações. Em primeiro lugar, o espaço disponível. Em seguida, o design e arquitetura do ambiente e, logo após, a frequência de uso do eletrodoméstico.

Os dois modelos principais de forno elétrico são o de embutir e o de bancada ou mesa. E, para escolher o que melhor se enquadra na sua casa, é preciso analisar a real finalidade, conforme orientamos nesse guia. 

As vantagens de ter um forno elétrico de embutir

Homem assando bolinhos

Sem dúvida alguma, um forno elétrico de embutir tem um charme todo especial. E, faz a cozinha ter uma aparência mais moderna e arrojada.

Contudo, para decidir qual melhor forno elétrico de embutir custo benefício, primeiro, você precisa de uma cozinha planejada. Porque a instalação requer um local dedicado e com medidas exatas. Caso contrário, o resultado pode ser, além de mal acabado, até perigoso.

As vantagens de se ter um forno de bancada

Em oposição ao forno de embutir, o forno de bancada não requer planejamento. Então, é um design mais prático e direto para ter na cozinha.

E, no que tange às funcionalidades, o de bancada tende a ter um pouco menos de funções que o modelo de embutir.

Na questão de economia na conta, ambos tendem a ser mais vantajosos que os fornos a gás. A diferença se restringe mesmo ao planejamento ou não da cozinha.

Qual o melhor tipo de forno?

O melhor forno elétrico custo benefício será aquele adequado para o que você precisa. Visto que para nada adianta ter um aparelho com diversas funções, como gradações de temperaturas, menu chamativo, que não serão utilizadas. 

Portanto, o melhor forno elétrico é aquele que se enquadra a real necessidade do usuário. E, é claro, que seja econômico e auxilie na redução da conta energética.

Como saber se um forno elétrico é bom

Antes de mais nada, uma das estratégias mais simples e eficazes para saber a qualidade de um forno elétrico, é conferir os reviews que os equipamentos recebem. Forma simples e rápida para avaliar.

Principalmente, se você pensa em comprar pela internet, basta acessar o seu site de preferência e analisar a opinião de outros compradores. E, não se esqueça de conferir a reputação do site também, bem como preferir empresas já consagradas no mercado.

Qual a potência ideal para um forno elétrico?

Como mencionamos acima, potência elétrica é o trabalho que a corrente elétrica desenvolve durante um determinado período de tempo. Nesse sentido, quanto maior a potência do modelo de forno, maior o gasto também.

Então, como já tratamos, um modelo com mais recursos, tem maior potência. Só que, embora gaste mais dentre os modelos de forno elétrico, esse consumo ainda é menor quando comparado ao valor da conta de gás.

De maneira geral, uma opção com isolamento de calor gasta, em média, 0,67 kW h. Enquanto o sem isolamento, que não concentra internamente as temperaturas, gasta 0,91 kW h.

Como fazer a instalação de um forno elétrico

Em relação ao forno de bancada, a instalação se reduz a colocação do forno elétrico no local apropriado, próximo a uma tomada elétrica. 

Já quanto ao embutido, primeiro, as medidas precisam ser exatas, na relação entre o espaço e o modelo de forno elétrico. Em segundo lugar, o usuário precisa decidir se deseja o forno alinhado ou sobreposto à parede.

Outro ponto importante é preparar a rede elétrica verificando os requisitos que são exigidos pelo equipamento. Além disso, instalar uma tomada com aterramento exclusiva para o forno também é recomendado.

Vantagens em usar o forno elétrico

Uma das vantagens mais importantes de usar o forno elétrico é a economia. As tecnologias inovadoras de isolamento de calor, diminuem o consumo. E, desse modo, reduzem o valor da conta, especialmente, quando comparado ao forno a gás.

Além disso, as vantagens estéticas são evidentes. Sem contar os inúmeros recursos que compõem os fornos atualmente e tornam de certo modo obsoletos outros aparelhos parecidos.

Como limpar o seu forno elétrico

Cada dona de casa, certamente, tem seu truque próprio. Mas, de maneira geral, os limpadores multi-usos são eficientes, bem como o bom e velho detergente.

Para tirar gorduras mais pesadas, o manual dos aparelhos pode conter informações de limpeza. E, receitas caseiras são recomendadas até por marcas como a Eletrolux. Por exemplo, uma mistura de: 1 xícara de vinagre branco, 1 xícara de água, 2 colheres de bicarbonato de sódio e detergente neutro é excelente para este fim.

Basta aplicar a mistura no local sujo, aguardar alguns minutos e esfregar com uma esponja. Após, remova com papel toalha. A gordura sai fácil e seu forno fica novinho em folha!

O que é forno elétrico com convecção

A título de exemplificação, como no Electrolux OE4EH, a tecnologia de convecção assa os alimentos todos por igual. Ela acontece graças a um ventilador interno que circula o ar quente de forma uniforme. E, não deixa pontos mais cozidos do que outros, o que prejudica o resultado da receita.

Conclusão

Forno embutido

Como dissemos, não existe o forno elétrico melhor custo benefício em meio a todos os outros. Existe, sim, o melhor para as suas demandas!

Portanto, a sua escolha deve ser baseada nos recursos mais utilizados na alimentação da sua família. Assim como no aspecto técnico e versatilidade do eletrodoméstico, como: capacidade, potência, variação de temperatura e isolamento de calor.

Por fim, você deve considerar o estilo de planejamento da sua cozinha, para decidir entre forno de embutir ou de bancada. E, sem dúvida, dar preferência naqueles com tecnologia que promovem economia do orçamento familiar.

Perguntas frequentes

Pode usar forno elétrico em cima de MDF?

De fato, não é recomendado. Especialmente, porque madeira é inflamável e pode ser danificada pelo calor.

Nesse sentido, alguns experts dizem que fornos com as melhores tecnologias de isolamento de calor até podem ser colocados em cima de MDF. Mas desde que haja uma área de “respiro” entre o forno, a base e a parte de trás do aparelho.

Onde posso colocar o forno elétrico?

Para fornos de bancada, você deve colocá-lo em um lugar que suporte o peso do aparelho – que pode chegar a 16/17 Kg -, e as altas temperaturas que pode alcançar.

Por exemplo, pedras como granito suportam bem o calor. Ao mesmo tempo em que não se deve apoiar em superfícies molhadas, como pias, por conta do circuito elétrico.

Já os de embutir necessitam suporte próprio, como armários ou móveis, cujas medidas devem ser muito precisas. Para o fundo e a lateral, importante deixar um espaço de 5 cm de sobra, de modo a garantir a ventilação e circulação de ar.

Qual a função de um forno elétrico?

Atualmente, os fornos elétricos são multiusos. Isto é, têm funcionalidades que variam desde assar, fritar sem óleo (fryer), grelhar, descongelar, e muito mais.

Portanto, é adequado para o preparo de receitas complexas, pratos mais elaborados e saborosos, ao invés dos pré-requentados. Isso porque a tecnologia de resistência elétrica dos aparelhos deixa o interior macio, enquanto a parte externa do alimento fica crocante e suculenta.

Pode colocar assadeira de alumínio no forno elétrico?

Sim! De preferência, após observar as recomendações do manual para controle de temperatura. Então, para evitar qualquer surpresa desagradável, as empresas recomendam as seguintes práticas seguras para colocar assadeira de alumínio recicláveis no forno:

  • Sempre posicionar a assadeira no centro da parte interna do aparelho, para que o calor seja distribuído de maneira uniforme, evitando o risco de queimar o alimento;

  • Retirar a tampa e garantir que a assadeira esteja com comida até a borda;

  • Manter um mínimo de 4 dedos de distância entre a assadeira e as paredes do forno.

Pode colocar forno elétrico em cima de pedra de mármore?

Não só pode, como deve. Bancadas de granito, mármore e metal são as mais indicadas por especialistas.

Isso por serem mais resistentes a variação de temperatura, que, deve ser de até 70ºC para fornos elétricos. Lembrando, sempre, que o local da instalação deve ter ventilação apropriada. Assim, você consegue tirar o máximo proveito dos fornos da categoria.

Compartilhe
Imagem padrão
Escrito Por: Equipe Guia dos Fornos

Guia dos Fornos é o único site do Brasil 100% focado em análise sobre todos os tipos de fornos. Nossa equipe de especialistas faz uma análise criteriosa para ajudar você a escolher o melhor para suas necessidades. Com nossa ajuda, você poderá tomar uma decisão certeira e tirar o máximo proveito do seu forno

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deslize a seta azul para o lado *