Clicky

Forno Elétrico ou a Gás: Como Escolher o Melhor Para Você

Muitas pessoas tem dúvida sobre qual é o melhor tipo de forno para suas necessidades, forno elétrico ou a gás. Caso você também esteja neste dilema, aqui nós vamos explorar os prós e contras de cada um para ajudar você a tomar a melhor decisão para sua casa.

Você certamente quer um forno que torne o cozimento fácil e agradável, e precisa de um forno que possa manipular todas as receitas de sua família, com espaço adequado para cozinhar os pratos que necessita, e que dure por anos sem exigir muita manutenção.

Então continue lendo este artigo para saber mais sobre fornos elétricos e a gás. A análise imparcial que fizemos considerou diferentes fatores, como a melhor relação custo-benefício, capacidade e diferenciais.

Este artigo te ajudará a decidir que tipo de forno é o melhor para suas necessidades, e também te revelará os melhores modelos de fornos de cada tipo, para que você possa analisar as possibilidades e tomar a decisão certa.

Forno elétrico: vantagens e desvantagens

Um forno elétrico usa eletricidade para gerar calor, que depois é transferido para o alimento. Ele é muito eficiente em termos de conversão de energia em calor. Vamos explorar algumas das vantagens do forno elétrico e também as desvantagens a seguir:

Vantagens do forno elétrico

  • Instalação e manutenção mais fáceis

  • Precisão de temperatura

  • Aquece mais uniformemente

Desvantagens do forno elétrico

  • Não funciona caso tenha queda de energia elétrica

Forno a gás: vantagens e desvantagens

Os fornos a gás utilizam gás como combustível para gerar calor, o qual é então transferido para o alimento. O gás é uma fonte de combustível muito eficiente, mas exige mais cuidados. Conheça as desvantagens e vantagens do forno a gás abaixo:

Vantagens do forno a gás

  • Pré aquecimento rápido

  • Não há necessidade de eletricidade, então eles trabalham durante queda de energia elétrica

  • Mais acessível do que o forno elétrico

Desvantagens do forno a gás

  • Manutenção e instalação pode ser mais difícil

  • Exige cuidados para não oferecer riscos nem vazamentos de gás

  • Menor precisão de temperatura

O que assa mais rápido forno a gás ou elétrico?

Os modelos de forno a gás são conhecidos por serem um pouco mais rápidos do que os elétricos em termos de pré-aquecimento. No entanto, no decorrer do uso, o forno elétrico tem maior precisão de temperatura.

Sendo assim, quando se trata de realmente assar o alimento, não há diferença significativa na velocidade entre os dois tipos de eletrodomésticos (forno elétrico ou a gás).

Qual gasta menos forno a gás ou elétrico?

O forno da categoria a gás, de uma forma geral, gasta menos, porém o custo inicial de um forno elétrico tende a ser maior do que o de um forno a gás. Além disso, o forno elétrico custa mais para operar do que o forno a gás, porque usa mais energia para gerar calor suficiente para cozinhar os alimentos.

O forno a gás tem um consumo menor de energia porque o calor é gerado pela chama, que esquenta rapidamente o interior. Se o aparelho tiver um bom isolamento térmico, a economia é ainda maior, porque a manutenção do calor faz com que os alimentos sejam cozinhados mais rapidamente, gastando assim menos gás.

O que é mais barato forno elétrico ou a gás?

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois depende de uma variedade de fatores, como o tamanho do forno, a marca e a suas características.

Entretanto, em geral, o forno a gás é mais barato do que o forno elétrico. Isto se deve ao fato de que o forno elétrico precisa de mais tecnologia de controle, e custa mais para ser produzido.

Portanto, se você está procurando a opção mais barata, um forno a gás é provavelmente a sua melhor aposta e terá uma grande vantagem.

Forno elétrico ou a gás: qual o melhor?

Analisamos as características e dados referentes a cada um, de forma a te ajudar a entender quais pontos levar em consideração na decisão sobre qual é a melhor opção.

Abaixo você encontra uma tabela que produzimos, com a qualificação de cada atributo, para que, de maneira visual, você consiga perceber facilmente qual é o melhor forno para você: elétrico ou a gás.

Tabela comparativa entre forno elétrico ou a gás

A partir dos dados levantados nesta tabela, podemos perceber que cada opção apresenta níveis diferentes de: custos, tempo de pré-aquecimento, controle de temperatura, alimentação e riscos.

Agora cabe a você identificar quais desses pontos são mais importantes para você, e escolher de acordo com a qualificação.

Por exemplo: Se dentre estes pontos, o custo é o item mais importante para você, nesse caso o forno a gás seria a melhor opção, porque apresenta custo de consumo e de aquisição menor que o elétrico.

Porém, se para você o item mais importante é segurança, então nesse caso o forno elétrico é a melhor opção, porque apresenta menos riscos que o a gás.

Os 7 Melhores Fornos para Comprar (elétrico e a gás)

Agora que você sabe qual é o melhor tipo de forno para você, veja a nossa seleção dos melhores modelos de fornos elétricos e a gás do mercado, e o diferencial de cada um, para te ajudar a escolher.

1. Forno elétrico de bancada 36 litros BFE36P – Britânia

D I F E R E N C I A L :
Duas resistências (superior e inferior)

É um modelo de forno elétrico confiável e versátil, com dois elementos de aquecimento que podem ser controlados individualmente para uma melhor distribuição de calor.

A função de dourar deixa os alimentos dourados e crocantes, enquanto o ajuste da temperatura garante que qualquer prato saia sempre perfeitamente.

Por ser um aparelho de bancada, conta com a possibilidade e a vantagem de poder ser transportado para outro lugar da cozinha ou até da casa para que seja realizado o preparo de pratos e receitas.

2. Forno elétrico de bancada 36 litros Family FR-17 – Mondial

D I F E R E N C I A L :
Forno elétrico de bancada
melhor custo benefício

Este é um modelo de forno elétrico ideal para preparar receitas para toda a família. Com um aviso sonoro, o timer de 90 minutos desliga automaticamente o eletrodoméstico no final do preparo.

Sua potência de 1600W, controle de temperatura e seletor de resistência garantem mais velocidade e economia em sua rotina diária.

Este produto conta com regulagem da altura das grelhas e bandeja removível, o que facilita a limpeza.

3. Forno elétrico de embutir 44 litros Fit Line – Fischer

D I F E R E N C I A L :
Forno elétrico de embutir
melhor custo benefício

Esta é uma adição moderna a qualquer cozinha. O design deste modelo em aço inoxidável escovado é elegante e funcional. Este forno é a solução perfeita para qualquer necessidade de cozimento e para o preparo dos mais variados pratos e receitas.

Possui excelentes funcionalidades, como por exemplo: ajuste de temperatura, timer por até 120 minutos com aviso sonoro ao final do preparo, isolamento térmico, e porta de vidro dupla que evita vazamento de calor e diminui o consumo de energia elétrica.

4. Forno de embutir a gás 80 litros Efficient Perfectcook360 OE8EH – Electrolux

D I F E R E N C I A L :
Enorme capacidade

Este forno a gás, que conta com grande espaço interno, tem excelentes características que o tornam uma escolha ideal para aqueles que gostam de cozinhar, como a Cavidade Selada, que proporciona um melhor isolamento térmico dentro da cavidade.

Isto significa que este modelo de forno retém todo o calor dentro dele, tornando-o mais eficiente, diminuindo o consumo de gás e garantindo que os alimentos sejam cozinhados uniformemente.

Outra vantagem desse modelo é a característica de Convecção, através de um ventilador interno. Isto assegura que haja uma temperatura homogênea em todos os cantos e alturas do forno, tornando-o perfeito para cozinhar receitas de forma uniforme.

5. Forno elétrico de bancada 18 litros Convection Cook – Oster

D I F E R E N C I A L :
Compacto para qualquer cozinha

É um modelo de forno moderno com design em aço inoxidável com linhas arredondadas. Tem controle ajustável de temperatura de 65°C a 230°C para o cozimento de uma grande variedade de pratos.

Vem com um timer de 60 minutos para que você possa cozinhar seus alimentos com perfeição e tranquilidade. Também possui um sistema de proteção contra superaquecimento que entra em ação quando o forno fica muito quente, e possui grade e bandeja removível que facilita a limpeza do equipamento.

6. Forno elétrico de bancada 70 litros PFE70I – PHILCO

D I F E R E N C I A L :
De bancada com grande capacidade

É uma ótima escolha para aqueles que procuram um forno com uma capacidade generosa. A porta de vidro temperado garante que seus pratos permaneçam quentes e saborosos. O acabamento em aço inoxidável acrescenta um toque de requinte à sua cozinha.

Com 1700 watts de potência, este produto irá realizar o preparo dos seus alimentos de forma rápida e uniforme. O Philco PFE70I é uma ótima escolha para aqueles que querem um forno confiável e elegante em sua casa.

7. Forno a gás de embutir 46 litros Built – Luxor

D I F E R E N C I A L :
A gás de embutir com 
ótimo custo benefício

Este forno a gás pode ser embutido em qualquer armário de cozinha padrão, com até 60cm de largura. Possui luz interna, controle de temperatura e temporizador automático. Você pode programar o tempo de preparação dos seus alimentos e o forno se desliga sozinho.

Este eletrodoméstico com certeza tornará sua experiência de cozimento mais fácil e agradável em qualquer receita.

Conclusão

Esperamos que este guia tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e a facilitar sua decisão entre um forno a gás ou elétrico, e entre os melhores modelos do mercado que analisamos, que são excelentes possibilidades de compra para você.

Sabemos que tanto o forno elétrico ou a gás têm seus próprios benefícios e vantagens únicas, por isso, no final das contas, tudo se resume ao que é melhor para suas necessidades individuais. É preciso levar em conta estas informações antes de tomar uma decisão.

Esperamos que nosso quadro comparativo tenha lhe dado uma boa visão geral das diferenças entre estes dois tipos de fornos, bem como alguns dos prós e contras associados a cada um deles, para que você decida qual o melhor forno elétrico para sua casa.

Perguntas frequentes

Qual o melhor forno para assar pizza a gás ou elétrico?

Os modelos de forno elétrico são os melhores para assar pizzas, porque possuem melhor precisão na temperatura e cozinham mais uniformemente, fazendo com que a massa e o recheio da pizza fiquem no ponto certo.

Qual o melhor forno de embutir elétrico ou a gás?

Muitos proprietários de casas que estão procurando atualizar seus aparelhos de cozinha têm dúvida sobre qual melhor forno elétrico ou a gás e sobre qual opção escolher dentre tantos modelos.

Há prós e contras para cada tipo de forno, então é importante considerar suas necessidades antes de decidir por um forno de embutir a gás ou elétrico.

Por exemplo: O forno a gás tende a ser mais barato que o forno elétrico, e também é mais rápido para pré aquecer. O forno elétrico é mais preciso quando se trata de controle de temperatura, e tem um menor custo de instalação.

Portanto a escolha entre forno elétrico ou a gás depende. Considere seu orçamento e suas necessidades de cozimento antes de tomar uma decisão. Considere os pontos que levantamos aqui sobre cada tipo, e os modelos que selecionamos, para encontrar a alternativa de forno a gás ou elétrico perfeito para sua casa.

Veja também: Forno elétrico melhor custo benefício

Quanto um forno elétrico gasta de energia?

Os fornos elétricos utilizam mais energia do que os fornos a gás, porque eles têm que gerar calor através de condução, e para isso usam energia elétrica. Os fornos a gás produzem calor através da combustão, o que é um processo mais eficiente.

Para saber saber mais sobre quanto de energia elétrica um forno elétrico gasta, clique neste link: Forno elétrico gasta muita energia?

 

Compartilhe
Imagem padrão
Escrito Por: Equipe Guia dos Fornos

Guia dos Fornos é o único site do Brasil 100% focado em análise sobre todos os tipos de fornos. Nossa equipe de especialistas faz uma análise criteriosa para ajudar você a escolher o melhor para suas necessidades. Com nossa ajuda, você poderá tomar uma decisão certeira e tirar o máximo proveito do seu forno

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deslize a seta azul para o lado *