Clicky

Tamanho de Forno de Embutir: Medidas e Como Escolher o Ideal

Muitas são as vantagens de um forno de embutir. Algumas características deste tipo de equipamento que chamam a atenção dos consumidores são: a praticidade, as inúmeras funções, a beleza estética alinhada com o conceito de cozinha planejada, e a organização que proporciona ao ambiente.

Porém, na hora de escolher dentre as várias opções, uma série de dúvidas e questionamentos surgem na mente do comprador, para conseguir identificar o modelo ideal para sua necessidade. Uma das maiores dúvidas é: forno de embutir qual o melhor tamanho?

Então, para garantir a escolha perfeita, listamos neste artigo todas as principais dicas para você acertar no tamanho do forno para sua cozinha, para que você não precise tomar essa decisão tão importante com base no achismo, mas sim com base em informações e dicas essenciais.

Tamanho de forno de embutir: veja aqui como escolher o ideal

Para decidir qual o tamanho ideal de forno de embutir, algumas informações são de suma importância, tais como:

  • Hábitos de uso;

  • Quantidade de usuários ou membros da família;

  • Espaço, design e planejamento da cozinha;

  • Alimentos e receitas de preferência individual ou familiar;

  • Capacidade de preparo recomendado;

  • Volume x potência (esse é de suma importância em termos energéticos)

  • Medidas do aparelho e dos móveis para instalação.

Em seguida, vamos aprofundar em cada um desses pontos, com o intuito de te orientar e sanar todas as possíveis dúvidas que você possa ter.

Como o tamanho do forno afeta o dia a dia de quem cozinha

Menino olhando dentro do forno

O tamanho do forno é, provavelmente, a característica que mais afeta no dia a dia.

Se por um lado, não há conveniência alguma em uma pessoa que mora sozinha e cozinha pouco e somente para si, comprar um forno de alta capacidade (por exemplo 70 L), por outro lado, um forno pequeno (20 L) para as necessidades de uma família grande, acaba sendo incoerente.

O tamanho deve ser suficiente para cozinhar o que você precisa, tanto em quantidade, quanto em dimensão, ou seja, se o que você deseja cozinhar não couber no forno que escolher, isso irá prejudicar seu dia a dia.

Então, o objetivo é comprar um produto encaixado às suas necessidades, nem a mais, nem a menos. Assim, não há desperdícios, mas também não há faltas.

De olho na eficiência: Volume x Potência

O volume interno e a potência de fornos de embutir são medidas diretamente proporcionais. Isto é, quanto maior o volume, maior precisa ser a potência do eletrodoméstico.

Então, neste caso, quanto maior o volume interno do forno, mais calor o aparelho precisa gerar para cozinhar o alimento, o que significa maior potência do mesmo e maior gasto energético.

Quais são as diferentes opções de tamanho do forno

Existem diversas opções para fornos de embutir, cada uma variando de acordo com o volume e as funções que possui. Quando se trata de tamanho, precisamos entender qual a relação entre a capacidade (em litros) e as medidas (em centímetros). Veja abaixo:

Tamanho do forno: litros x cm

Mulher colocando bandeja de falafel para assar

As dimensões forno de embutir em centímetros estão diretamente ligadas ao tamanho. O tamanho do forno é medido em litros, o que dificulta, até certo modo, mensurar a quantidade de comida que o eletrodoméstico é capaz de preparar.

Por isso, é preciso saber também quais as medidas em centímetros. É importante saber que não existe uma padronização: pode haver diferença na medida em centímetros até mesmo entre fornos de mesma capacidade, dependendo do fabricante e do modelo.

Medidas de forno de embutir

É possível ter uma ideia do que é possível preparar de acordo com as medidas disponíveis (cm). Veja alguns exemplos:

  • Entre 44 e 59 L: a medida interna de fornos para aves de porte médio e formas de pizza até 35 cm (grande). Adequado para pessoas que moram sozinhas ou famílias pequenas;

  • Acima de 60 L: Comporta aves de maior porte, como perus, pizzas gigantes (45 cm) e preparo de comida em grande quantidade e vários pratos ao mesmo tempo. Adequado para famílias grandes, com muitos membros e que faz uso frequente do aparelho, com receitas mais elaboradas.

Qual o tamanho ideal do forno de embutir

Mulher colocando biscoitos para assarem

Não existe um tamanho de forno único e perfeito. No mercado há diversas opções de fornos de embutir, com dimensões e características diferentes, que variam de acordo com a necessidade do usuário.

O tamanho ideal é aquele que supre a sua necessidade em termos de comportar os tipos de alimento que você deseja cozinhar, ao tamanho da família, e que se encaixam melhor ao planejamento da cozinha, aos móveis em que vão ser embutidos.

A escolha do forno envolve, além do tamanho, o modo de funcionamento: elétrico ou a gás. Cada um tem características particulares, que devem ser levadas em consideração na hora da compra, como você verá a seguir.

Qual o tamanho de um forno elétrico de embutir

Homem observa forno funcionando

Fornos de embutir estão super em alta na decoração das casas mais modernas. Dentre eles, os fornos elétricos de embutir são muito procurados. E, no que diz respeito a tamanho de forno elétrico, é preciso levar em conta o quanto este aparelho vai ser utilizado, para não haver desperdício nem faltas. 

É normal ter dúvidas antes de escolher seu forno elétrico de embutir… tamanhos, medidas, e demais características, são vários pontos a se considerar, mas não se preocupe, nós te ajudamos!

Veja agora as especificações sobre forno elétrico, tamanhos e capacidades, para que você entenda melhor sobre as alternativas disponíveis:

Capacidade pequena

  • Varia de 40 a 50 litros

Capacidade média

  • Varia de 51 a 70 litros

Capacidade grande

  • Varia de 71 a 85 litros

Forno elétrico de embutir: Medidas

Saber as exatas medidas é fundamental para a escolha do equipamento. Assim, é possível garantir uma instalação sem dores de cabeça, segurança, bom funcionamento da cozinha e qualidade no preparo dos seus pratos e receitas.

Saiba as medidas certinhas do local onde o forno será instalado antes de comprá-lo, lembrando de deixar cerca de 5 a 10 cm de área de ventilação a mais, tanto na traseira quanto na lateral e parte superior.

Veja abaixo as medidas forno elétrico mais comuns:

Capacidade pequena

  • Altura: 40cm a 45cm.

  • Largura: 60cm a 70cm.

  • Profundidade: 50cm a 55cm.

Capacidade média

  • Altura: 55cm a 60cm.

  • Largura: 55cm a 60cm.

  • Profundidade: 50cm a 60cm.

Capacidade grande

  • Altura: 60cm a 65cm.

  • Largura: 60cm a 65cm.

  • Profundidade: 55cm a 60cm.

Quais os tamanhos de forno de embutir a gás

Mulher assando croissants

Embora os fornos elétricos estejam em alta, não podemos deixar de reconhecer os benefícios do forno a gás. Porque, enquanto o primeiro é de fácil instalação e manutenção, o segundo tem pré-aquecimento mais rápido, menor custo, entre outras vantagens.

Você talvez esteja cogitando adquirir um fogão a gás tradicional, que já vem com forno a gás integrado.

Mas saiba que os fornos de embutir a gás deixam sua cozinha muito mais organizada, funcional, e bonita. Por isso recomendamos que escolha um forno de embutir e um cooktop para compor o layout da sua cozinha.

O tamanho do forno é medido em litros, pelas dimensões internas do eletrodoméstico. O volume pode variar de 45 a 80 litros, como você pode constatar a seguir:

Capacidade pequena

  • Varia de 45 a 50 litros

Capacidade média

  • Varia de 51 a 70 litros

Capacidade grande

  • Varia de 71 a 80 litros

Forno de embutir a gás: Medidas

As medidas do forno a gás também são tão importantes para a instalação quanto no elétrico. Isto é, deve-se definir o local da instalação, seja debaixo da bancada, no armário ou móvel. Após isso, deve-se medir o local, lembrando de deixar um espaço extra de 5 a 10 cm para circulação de ar.

Veja abaixo as medidas mais comuns:

Capacidade pequena

  • Altura: 45cm a 65cm.

  • Largura: 50cm a 55cm.

  • Profundidade: 50cm a 60cm.

Capacidade média

  • Altura: 55cm a 65cm.

  • Largura: 50cm a 60cm.

  • Profundidade: 50cm a 60cm.

Capacidade grande

  • Altura: 60cm a 65cm.

  • Largura: 55cm a 60cm.

  • Profundidade: 55cm a 65cm.

Como escolher um forno de embutir de acordo com a capacidade

As dimensões internas dos modelos de embutir andam de mãos dadas com a necessidade do usuário e o tamanho do forno. Elas vão ser determinantes ao escolher o modelo certo para ser inserido no ambiente.

Então veja abaixo as nossas dicas para escolher um forno, conforme a capacidade:

  • De 45 a 50 litros: recomendado para solteiros e cozinheiros de ocasião;

  • De 51 a 70 litros:  recomendado para casais e famílias em crescimento;

  • De 71 a 80 litros: recomendado para grandes famílias e cozinheiros frequentes que preparam pratos mais elaborados.

Defina o que você irá cozinhar no dia a dia

O tamanho do forno tem que ser compatível com o que você deseja cozinhar, seus pratos e receitas favoritas. Recomendamos medir pelas dimensões de aves inteiras, já que podem ser bastante largas e gordas. Reflita também qual tamanho de bolos, pizzas, e demais alimentos você precisará assar.

Além disso, saiba o tipo de função que você mais utilizará. Por exemplo: se gosta de comidas grelhadas, receitas gratinadas, ou alimentos fritos sem óleo. Tudo isso influencia na escolha do produto, já que você precisará escolher um que tenha as funcionalidades necessárias.

Planeje onde instalar o forno de embutir

Profissional especializado realizando a instalação

Antes de tudo, você precisa adequar o ambiente que vai receber o modelo. Em primeiro lugar, a dica é escolher o local de instalação, que pode ser na altura dos olhos, embutido em um armário ou móvel. Ou, ainda, na altura das pernas, embaixo de uma bancada.

Em seguida, se certificar de que o móvel ou a superfície escolhida seja resistente a altas temperaturas.

No modelo a gás, ainda, há de se fazer espaço para a borracha e tubulação, seja o fornecimento por encanamento ou em botijão. Se a casa utilizar botijão, é preciso deixar uma folga do lado direito do forno. Já se for encanado, é necessária a estrutura para a ligação do gás.

Altura ideal para forno de embutir

A altura deve ser de acordo com as medidas do móvel da cozinha no qual você pretende fazer a instalação. Basta medir o local e escolher um forno com altura que caiba no móvel, sendo necessário deixar mais alguns centímetros para ventilação.

Veja abaixo as faixas de variação de altura conforme o tamanho do forno (pequeno, médio e grande):

  • Altura forno de embutir Pequeno: 40 a 65cm;

  • Altura forno de embutir Médio: 55 a 65cm;

  • Altura forno de embutir Grande: 60 a 65cm.

Profundidade forno de embutir

O mesmo pode ser dito sobre a profundidade. É só medir o local considerando alguns centímetros ao fundo para a circulação de ar para evitar o super aquecimento.

Veja abaixo as faixas de variação de profundidade conforme o tamanho:

  • Pequeno: 50 a 60cm;

  • Médio: 50 a 60cm;

  • Grande: 55 a 65cm.

Os melhores fornos de embutir por tamanho

Selecionamos os melhores fornos de embutir por tamanho para você escolher e instalar na sua cozinha. Confira nossa seleção de forno de embutir tamanho pequeno médio e grande, a gás e elétricos.

Capacidade pequena

O forno a gás de embutir menor tamanho Built da Luxor permite a instalação em qualquer ambiente de cozinhas planejadas devido ao seu tamanho compacto. As principais funcionalidades são: vidro duplo, regulagem de temperatura, grill elétrico com timer e acendimento automático. 

Além desses recursos incríveis, também conta com acabamento interno antiaderente, que facilita a limpeza, bem como permite entrada, tanto de GLP, quanto botijão. O vidro frontal permite que você verifique se o prato está pronto, sem precisar abrir a porta.

2. Forno elétrico de Embutir 44 litros Decorato – Mueller

Forno elétrico

O forno de embutir menor tamanho Decorato, da Mueller, foi pensado para cozinhas planejadas de menor porte. Seu design é adequado para uma decoração elegante, por ser todo em inox.

Dimensões externas do Decorato 44L da Mueller

Possui grill, luz interna, e sistema para embutir com moldura e grade de ventilação já no equipamento. A temperatura interna pode chegar a 300ºC, e conta com potência de 1800 W. Compacto e potente, é perfeito para cozinhas menores.

Capacidade média

Em terceiro lugar, o forno Nardelli G57 tem uma capacidade intermediária. Com grade removível, isolamento térmico, controle de temperatura até 300º C e dourador independente, tem design moderno e exclusivo.

E um dos recursos mais interessantes do equipamento: a tecnologia Easy Clean, que facilita a limpeza. Além disso, possui função Grill.

Este equipamento de tamanho médio, mas com funcionalidades que se assemelham a um forno de grande volume, como 2.350 watts de potência e 2 grades com 5 níveis de altura, é um verdadeiro achado.

Possui grill, controle de temperatura e isolamento térmico. Ademais, possui revestimento Limpa Fácil, para uma limpeza simples e rápida.

Capacidade grande

5. Forno de Embutir a Gás 80 Litros Efficient OE8GH – Electrolux

Forno a gás

O primeiro forno de grandes dimensões da lista é o Electrolux OE8GH, de 80 L. Fabricado com a tecnologia PerfectCook 360, tem tanto a tecnologia de Cavidade Selada quanto a Convecção

A Cavidade Selada permite um melhor isolamento térmico, pelo design com cantos arredondados que retém melhor o calor e aumenta até 30% mais de velocidade de cozimento. Já a Convecção é o recurso que garante um cozimento homogêneo dos alimentos, evitando que haja pontos queimados ou crus nas receitas.

Além disso, tem timer digital, vidro removível, esmaltação FastClean, que impede a penetração de sujeira, bem como função gratinar e dourar.

Por fim, o último da lista é o Brastemp 84 L BOC84AE. Uma palavra resume este forno: tecnologia. Com 7 funções de assamentos, tecnologia de convecção, e potência de 1860 W, e painel eletrônico digital, o eletrodoméstico é, sem dúvida, um dos melhores da categoria.

Perfeito para compor as cozinhas de famílias grandes, seu tamanho permite o preparo dos mais diversos pratos e receitas.

Conclusão

Neste artigo você viu tudo o que era possível sobre tamanho dos fornos de embutir existentes, hoje, no mercado. Como escolher, definições técnicas, o que considerar na hora de comprar, e muito mais, para você não ter dúvidas na hora de escolher o melhor forno para as suas necessidades.

Além disso, fizemos uma lista com exemplos de excelentes produtos que estão à disposição no mercado, de cada volume: pequenos, médios e grandes. Assim, facilitamos ainda mais a sua vida. Agora é só escolher.

Esperamos que as informações e dicas que fornecemos te ajudem a escolher de uma vez por todas a melhor opção para você.

Perguntas Frequentes

Por que apostar no forno de embutir?

Porque tem um apelo estético que nenhum outro oferece, transformando a decoração da cozinha, e deixando as bancadas livres para que você tenha um ambiente mais espaçoso e organizado. Além disso, tem tecnologias e funcionalidades exclusivas que trazem praticidade, variedade e mais rapidez. 

Quais os melhores fornos de embutir?

Como mencionamos no decorrer do texto, não existe o melhor forno de embutir. Existe o forno mais adequado às suas necessidades.

Portanto, avalie as principais características para escolher um forno. Pontos como a frequência de uso; a quantidade de pessoas na casa; o estilo de culinária; o preparo das refeições; os recursos do equipamento, o tipo de menu (digital ou analógico) são algumas das perguntas que você deve responder para selecionar o eletrodoméstico.

Quais as melhores marcas de forno de embutir a gás?

A nossa lista com as melhores marcas de forno de embutir movido por gás inclui as seguintes marcas: Luxor, Nardelli e Electrolux.

E os produtos que indicamos, de cada uma dessas marcas, são:

  1. Luxor: Built, de 46 litros;

  2. Nardelli: G57 Inox, de 57 Litros;

  3. Electrolux: Efficient OE8GH, de 80 litros.

Como calcular os litros de um forno?

A forma correta de calcular os litros de um forno é multiplicando a largura, a altura e a profundidade interna do forno, em metros, e multiplicando o resultado por 1.000.

Como escolher um forno de embutir?

Assim como todos os eletrodomésticos, você deve escolher pelas funcionalidades do produto e de acordo com a sua necessidade. Nesse sentido, você pode optar por um forno que tenha: Grill, fritura sem óleo, autolimpante e tantos outros recursos que existem.

Ainda mais, você também deve considerar o tamanho, a combinação da cor e estilo do forno com o ambiente e os móveis da sua casa.

Como embutir forno de bancada?

Não é recomendado embutir forno de bancada. Contudo, se acaso faça, é importante que o forno fique dentro de um local apropriado, com bastante circulação de ar (de 5 a 10 cm). Além de ficar apoiado em um material resistente ao calor, até 120 ºC, como mármore ou granito, evitando sempre madeira ou MDF.

Compartilhe
Imagem padrão
Escrito Por: Equipe Guia dos Fornos

Guia dos Fornos é o único site do Brasil 100% focado em análise sobre todos os tipos de fornos. Nossa equipe de especialistas faz uma análise criteriosa para ajudar você a escolher o melhor para suas necessidades. Com nossa ajuda, você poderá tomar uma decisão certeira e tirar o máximo proveito do seu forno

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deslize a seta azul para o lado *