Clicky

Forno Elétrico Qual o Melhor Tamanho? Como Escolher o Ideal

No mercado, existem numerosas opções de tamanhos de fornos elétricos, promoções e comentários diferentes, muitas vezes, sobre o mesmo forno. Na sua pesquisa, você pode já ter ficado em dúvida com relação ao forno elétrico qual o melhor tamanho a ser escolhido.

Pensando nisso, resumimos todas as dicas que você precisa saber neste artigo. Continue lendo para saber tudo!

Como escolher o melhor tamanho do forno elétrico para você

Mulher de roupa amarela expressando dúvida

Siga as dicas a seguir para uma escolha com segurança do seu forno elétrico.

Pense em quais receitas você irá preparar

Na compra, considere se a sua receita favorita exige esquentar mais de um prato por vez, o que pede por mais de uma grelha no forno.

Outro lado importante é o ajuste de nível da grelha: a distância entre a fonte de calor e o alimento pode variar a depender dos tipos de alimentos que você gosta de preparar.

Os modelos de forno elétrico

Existem numerosas opções de modelos de forno elétrico para escolher. Pequenos, grandes, com portas que abrem para baixo ou para o lado. Além disso, há várias cores disponíveis, então pense com cuidado nesses detalhes no momento de escolher.

Saber qual melhor tamanho de forno elétrico especificamente para o seu ambiente, de forma a se certificar que caiba no espaço que você tem disponível, é de extrema importância ao se observar nos modelos de forno disponíveis.

Veja também: Melhor forno elétrico

Capacidade em litros do forno

O tamanho do forno elétrico é medido em litros, abreviado com “L”. Assim, quando passar pelos anúncios, você saberá que essa é a marcação, que aparecerá nesses termos: “10L”, “20L”.

Para a escolha da capacidade, pense se você pretende cozinhar apenas para uma pessoa ou para uma família. Cozinhar para mais gente exige um maior tamanho, por exemplo, enquanto quem cozinha pouco pode precisar de um com dimensão menor.

Se você deseja saber qual o maior tamanho de forno elétrico, saiba que 80L é o maior. Já o menor, é de apenas 6L.

Já se o seu interesse é em saber sobre forno elétrico de embutir qual o melhor tamanho, essa informação certamente depende das suas necessidades e do layout disponível em sua cozinha.

Porém podemos destacar que o de 44L é o preferido de muitos compradores, por ser um forno com dimensão intermediária, que serve até mesmo em cozinhar menores.

Design e espaço disponível na cozinha para instalação

A sua cozinha é quem manda: o forno elétrico de embutir necessita de móveis planejados ou de uma adaptação do design dos armários para instalação.

Já o forno elétrico de bancada pode ocupar um espaço maior, que poderia ser usado para cozinhar, mas é mais simples: é só ligar em um local seguro e usar.

Funções disponíveis

Fornos elétricos maiores tendem a ter mais funções especiais, como grill, ventilador, opção dourar e opção de descongelar.

Já um forno menor pode ter menos funções, mas se encaixar melhor nas suas necessidades – se você cozinha alimentos em pouca quantidade, é mais econômico ter um forno menor, com menos funções.

Se você procura por um forno multifuncional, que exerça a função de 2 em 1, optar por um forno e microondas juntos vale a pena, assim você não precisa comprar 2 equipamentos.

Como o tamanho do forno afeta no dia a dia na cozinha

Homem e criança olhando para forno

O seu dia a dia na cozinha pode ficar mais prático com o aparelho certo, que atingirá a temperatura ideal para o conteúdo a ser esquentado, descongelado ou cozinhado.

Famílias grandes que querem deixar para trás os fogões tradicionais precisam de fornos elétricos maiores. Para quem vive essa realidade, só de pensar em poder cozinhar pratos e receitas com carnes, legumes, bolos e pizzas, por exemplo, em no máximo 1 hora é tentador.

Aquelas que moram sozinhas, cozinham pouco em casa, e querem economizar no consumo de energia desse eletrodoméstico, podem considerar um tamanho menor, com menos funcionalidades, mas que ajude no dia a dia, esquentando alimentos rapidamente sem que percam a crocância.

Os tamanhos e modelos de forno disponíveis no mercado

  • Menos de 10L: ideal para quem mora sozinho e cozinha pouco.

  • 10L a 30L: perfeito para quem mora sozinho e gosta de cozinhar ou para casais sem filhos.

  • 30L a 50L: escolha de famílias com crianças.

  • 50 a 90L: para famílias numerosas e para quem faz comida para vender.

Forno elétrico de embutir

O forno elétrico de embutir é daquele tipo de modelo que precisa ser instalado por um profissional, em móveis planejados ou adaptados para isso. Assim, também é necessário saber o tamanho em centímetros do forno, que é diferente da capacidade em litros. Cuidado: essa proporção pode variar entre os modelos.

Apesar de dar mais trabalho na instalação, é o modelo que garante um design mais arrojado, que é pensado para fazer parte da cozinha como um todo.

Forno elétrico de bancada

O forno elétrico de bancada é para quem tem um espaço extra nas prateleiras da cozinha e que não pretendem mudar ou planejar o design personalizado dos móveis neste momento.

Para escolher o melhor forno elétrico de bancada, fique de olho e tire as medidas do espaço que você pretende dedicar na sua bancada.

Assim como o forno de embutir, existem diferenças entre os modelos: dentro da mesma capacidade em litros, alguns são maiores em centímetros, mas têm mais funções, enquanto outros podem ser menores, mas caberem melhor na sua cozinha.

O melhor tamanho de forno elétrico para famílias

Família de quatro pessoas cozinhando

Considere o tamanho do forno que varie entre 20L e 90L, seguindo o conteúdo abaixo:

  • 2 a 3 pessoas: 20 a 30L.

  • 4 a 6 pessoas: 30 a 50L.

  • 6 ou mais pessoas: 50 a 90L.

O melhor tamanho de forno elétrico para assar pizza

Pizza com fatia sendo retirada por uma espátula

Para assar uma pizza de 35cm, recomendamos o uso de um forno médio, entre 40L e 50L. Para assar duas ao mesmo tempo, é ideal um forno com duas grelhas.

Em tamanhos de fornos elétricos menores, é possível fazer pizzas de supermercado ou mini pizzas. Tudo depende da sua necessidade!

O melhor tamanho de forno elétrico para assar pão

Pão caseiro envolto em pano azul

Para assar pão em casa, recomenda-se um forno elétrico adequado para quantos pães, em quanta rapidez, você gostaria de fazer.

Se você vai assar apenas um pão grande por vez, fornos elétricos de 30L serão o suficiente. Caso a intenção seja fazer mais pães para toda a família, opte por fornos de 30L a 50L.

Para assar pães para vender, recomenda-se o mínimo de 80L, de forma a conseguir assar vários de uma vez. Caso você esteja à procura de um produto que fará pães em maior escala, opte por um forno industrial.

O melhor tamanho de forno elétrico para assar bolos

Imagem de bolo com mirtilos e creme branco

Pense no seu perfil: você é aquela pessoa que faz bolos pequenos apenas para o café da tarde? Ou é sempre aquela responsável por fazer o bolo das festas de aniversário de familiares e amigos?

Caso você tenha mais proximidade com a primeira descrição e faça bolos menores, com pouca frequência, um forno elétrico de 20L a 30L pode suprir perfeitamente a sua necessidade.

Já para quem se identificou com a segunda descrição, é ideal um forno elétrico maior, de mais de 60L.

Os melhores fornos elétricos por tamanho

Compacto, mas com bastante espaço interno. Grande, mas com fácil limpeza. Grelha móvel ou grelha fixa. Essas são as características dos produtos que escolhemos para a nossa lista!

Confira nossas dicas sobre as novidades e os melhores modelos de fornos entre as diferentes categorias de tamanhos.

Pequena capacidade (até 20 litros)

1. Forno elétrico de bancada 20 litros Airfry 5 em 1 FOR2 – Arno

Pequena capacidade
Forno elétrico preto Arno três botões de regulagem

Modelo compacto por fora, mas espaçoso por dentro: 20L de capacidade em um menor espaço na bancada. Disponível tanto na voltagem 110V quanto na 220V.

Outra característica importante é que tem grelha móvel, possibilitando que você regule a altura para tipos diferentes de receitas.

O maior diferencial é a função Air-Fry, que dá diferentes aplicações para o mesmo produto. Com a função Air-fry, é possível fritar alimentos crocantes e sequinhos com a rotação de ar quente.

2. Forninho elétrico de bancada 6 litros Pratic Cook FR-09 – Mondial

Pequena capacidade
Forno elétrico Mondial preto dois botões de regulagem

Esse é um forno elétrico pequeno, de 6L, mas não se engane: é potente e vai deixar suas receitas perfeitas. Com 650W de potência, este produto não decepciona na hora de fazer alimentos crocantes com rapidez.

As resistências inferior e superior são independentes, ou seja, é possível usar apenas a superior, apenas a inferior, ou as duas ao mesmo tempo. Disponível tanto na voltagem 110V quanto na 220V.

Capacidade média (de 30 a 50 litros)

3. Forno elétrico de bancada 36 litros Bfe36p – Britânia

Capacidade Média
Forno elétrico preto Britânia três botões reguladores

Nesse forno, a Britânia mirou e acertou em cheio na capacidade ideal para uma família média: 36L. Seu ajuste de temperatura vai de 90ºC a 230ºC e a função dourar garante a crocância dos alimentos em todas as vezes.

É bom para quem gosta bastante de cozinhar, já que o controle de altura das prateleiras e o timer dão maior segurança para tentar pratos mais complexos.

Este produto possui centenas de comentários positivos na Amazon, atestando a qualidade deste acessório, que está disponível tanto na voltagem 127V quanto na 220V.

4. Forno elétrico de embutir 44 litros Fit Line – Fischer

Capacidade Média
Forno elétrico Fischer com 4 botões de regulagem

Esse forno elétrico de embutir é o exemplo de aparelho perfeito para quem gosta de cozinhar: assa, doura, tosta, gratina. Com 44L, é ideal para famílias que gostam de comer juntas em casa.

A lâmpada interna é diferencial para quem pretende assar bolos e pizzas, já que não é necessário abrir a tampa do forno para ver o andamento da receita. Possui regulagem de temperatura, e o timer de até 120 minutos com aviso sonoro ajuda a não queimar os alimentos.

Grande capacidade (de 60 a 90 litros)

5. Forno de embutir elétrico 80 litros Efficient Perfectcook360 OE8EH – Electrolux

Grande Capacidade
Forno elétrico Electrolux preto dois botões de regulagem

Entre os modelos de forno elétrico, só a Electrolux oferece a cavidade selada, que permite melhor trânsito do calor dentro do forno. Isso significa que seus robustos 80L são capazes de fazer todos os tipos de alimentos para grande quantidade de pessoas, ou para quem gosta de receber muitos convidados.

Para deixar o produto mais resistente ainda, a marca acrescentou vidro duplo na tampa, que é removível e muito fácil de limpar.

6. Forno elétrico de bancada 60 litros Pfe60i – Philco

Grande Capacidade
Forno elétrico de bancada Philco três botões de regulagem

Esse forno elétrico de bancada não te deixa na mão: o tamanho do forno é de 60L, mas não ocupa muito espaço, sendo uma ótima opção de compra. Mantém a temperatura estável, o que garante cozimento uniforme da comida dentro do forno, e ainda tem função dourar.

Com três botões de regulagem, tem timer, opções diferentes para cozinhar alimentos e controle de temperatura, além da luz que indica quando está ligado.

Conclusão

Mulher deitada com notebook e cartão de banco

Depois de passar por todas essas dicas de categorias de produtos de fornos elétricos, esperamos que você tenha ficado com vontade de colocar a mão na massa e efetivar a compra do eletrodoméstico perfeito para as suas necessidades!

Lembre-se de que, no geral, as características do modelo, principalmente o tamanho do forno, devem ser escolhidas a partir das receitas que você gosta de fazer, mesmo aquelas que só serão praticadas de vez em quando.

Perguntas frequentes

Vale a pena investir em um forno elétrico?

Vamos tirar essa dúvida. A troca de um fogão com forno tradicional por um forno elétrico valerá a pena quando você precisar de maior rapidez para fazer pratos no dia a dia sem um gasto elevado em gás de cozinha.

Os fornos que são elétricos também são produtos mais fáceis de limpar e oferecem mais possibilidades, como controle de temperatura e timer. Se é isso que você procura, sim, o investimento vale a pena.

O que dá pra preparar no forno elétrico?

Assim como em fornos a gás, o limite para o que é possível preparar no forno elétrico é a imaginação. Esse acessório para a cozinha permite assar numerosas possibilidades de conteúdos: como bolo, cupcake, carnes, aves, e pizza, por exemplo.

Qual tamanho de um forno elétrico Grande?

Um forno elétrico grande varia entre 60L a 100L, mas atenção: essa é a indicação da capacidade do forno. O tamanho em centímetros pode variar dependendo da marca. Existem modelos ainda maiores, então opte pelo que for melhor para o seu uso.

Qual o tamanho de um forno de 60 litros?

As medidas desses eletrodomésticos de 60L são mais ou menos as seguintes:

  • Altura: 35cm a 40cm.

  • Profundidade: 40cm a 45cm.

  • Largura: 55cm a 60cm.

Qual o tamanho de um forno elétrico de 50 litros?

O forno de 50L, normalmente, varia entre as seguintes medidas:

  • Altura: 30cm a 35cm.

  • Profundidade: 35cm a 40cm.

  • Largura: 50cm a 60cm.

 

Compartilhe
Imagem padrão
Escrito Por: Equipe Guia dos Fornos

Guia dos Fornos é o único site do Brasil 100% focado em análise sobre todos os tipos de fornos. Nossa equipe de especialistas faz uma análise criteriosa para ajudar você a escolher o melhor para suas necessidades. Com nossa ajuda, você poderá tomar uma decisão certeira e tirar o máximo proveito do seu forno

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deslize a seta azul para o lado *